No nosso Instagram será possível encontrar a coluna “Você Sabia? ”. Essa coluna se destina coluna para divulgar conhecimento novo da literatura a respeito do segundo cérebro.
A perda de neurônios do sistema nervoso entérico (SNE) é associada a uma variedades de distúrbios graves da motilidade intestinal, e este foi o ponto de motivação para o estudo retratado no artigo publicado em 2017: “𝘛𝘳𝘢𝘯𝘴𝘱𝘭𝘢𝘯𝘵𝘢𝘵𝘪𝘰𝘯 𝘰𝘧 𝘦𝘯𝘵𝘦𝘳𝘪𝘤 𝘯𝘦𝘳𝘷𝘰𝘶𝘴 𝘴𝘺𝘴𝘵𝘦𝘮 𝘴𝘵𝘦𝘮 𝘤𝘦𝘭𝘭𝘴 𝘳𝘦𝘴𝘤𝘶𝘦𝘴 𝘯𝘪𝘵𝘳𝘪𝘤 𝘰𝘹𝘪𝘥𝘦 𝘴𝘺𝘯𝘵𝘩𝘢𝘴𝘦 𝘥𝘦𝘧𝘪𝘤𝘪𝘦𝘯𝘵 𝘮𝘰𝘶𝘴𝘦 𝘤𝘰𝘭𝘰𝘯”.
A microbiota é reconhecida como um fator que interfere no desenvolvimento do hospedeiro. Nesse estudo “𝘌𝘧𝘧𝘦𝘤𝘵𝘴 𝘰𝘧 𝘐𝘯𝘵𝘦𝘴𝘵𝘪𝘯𝘢𝘭 𝘔𝘪𝘤𝘳𝘰𝘣𝘪𝘰𝘵𝘢 𝘰𝘯 𝘉𝘳𝘢𝘪𝘯 𝘋𝘦𝘷𝘦𝘭𝘰𝘱𝘮𝘦𝘯𝘵 𝘪𝘯 𝘏𝘶𝘮𝘢𝘯𝘪𝘻𝘦𝘥 𝘎𝘯𝘰𝘵𝘰𝘣𝘪𝘰𝘵𝘪𝘤 𝘔𝘪𝘤𝘦.”, foi utilizado um modelo animal para avaliar o desenvolvimento do cérebro de ratos a partir de dois microbiomas.
Neste estudo do grupo do pesquisador John Furness, um dos maiores especialistas em sistema nervoso entérico (SNE), o modelo foi escolhido para estudar possíveis alterações nas vias nervosas envolvidas no processo de defecação voluntária, desde o cérebro até o SNE. “I𝘯𝘷𝘦𝘴𝘵𝘪𝘨𝘢𝘵𝘪𝘰𝘯 𝘰𝘧 𝘯𝘦𝘳𝘷𝘦 𝘱𝘢𝘵𝘩𝘸𝘢𝘺𝘴 𝘮𝘦𝘥𝘪𝘢𝘵𝘪𝘯𝘨 𝘤𝘰𝘭𝘰𝘳𝘦𝘤𝘵𝘢𝘭 𝘥𝘺𝘴𝘧𝘶𝘯𝘤𝘵𝘪𝘰𝘯 𝘪𝘯 𝘗𝘢𝘳𝘬𝘪𝘯𝘴𝘰𝘯’𝘴 𝘥𝘪𝘴𝘦𝘢𝘴𝘦 𝘮𝘰𝘥𝘦𝘭 𝘱𝘳𝘰𝘥𝘶𝘤𝘦𝘥 𝘣𝘺 𝘭𝘦𝘴𝘪𝘰𝘯 𝘰𝘧 𝘯𝘪𝘨𝘳𝘰𝘴𝘵𝘳𝘪𝘢𝘵𝘢𝘭 𝘥𝘰𝘱𝘢𝘮𝘪𝘯𝘦𝘳𝘨𝘪𝘤 𝘯𝘦𝘶𝘳𝘰𝘯𝘴.”